A questão da coercitividade social de Durkheim no materialismo contemporâneo
Sociologia

A questão da coercitividade social de Durkheim no materialismo contemporâneo


            
     

    Em sua obra "As regras do método sociológico" Émile Durkheim desenvolve a teoria da coerção da sociedade através de suas regras, e apesar da obra datar do fim do século XIX, essa teria pode ser facilmente aplicada nos dias atuais.
     Vivemos em uma sociedade regida por costumes, regras e comportamentos ideais. Tais fatores são impostos a essa sociedade, sem que ela perceba. E é nesse ponto que Durkheim, um dos pais da sociologia, pode ser aplicado. Ele parte do pressuposto que essa coerção da sociedade por normas e costumes estabelecidos, não está apenas se referindo ao campo do direito, já que nele as leis que são impostas devem ser seguidas por toda sociedade, mas também explica o fato da própria sociedade estabelecer comportamentos que devem ser seguidos por todos os demais.
     Durkheim explica que nem mesmo nossas ações individuais estão livres dessa influência social, os costumes tidos como normais pela grande maioria serão aplicados quando um indivíduo estiver sozinho, como por exemplo, o homem contemporâneo tem a noção de que é imprescindível o uso de roupas em público, entretanto, mesmo sozinho fará uso delas. A educação tem um peso extremamente grande nesse contexto. Pois é ela quem explicita ao indivíduo as normas que deverá seguir ao longo da vida.
     Além de comportamentos tidos como "normais" para a sociedade, o crescimento do consumismo e do capitalismo desenvolveu um novo tipo de coerção. Uma coerção material, do tipo que um indivíduo só se sente incluído na sociedade se possuir determinado carro, determinada bolsa, ou morar em determinado lugar. A própria sociedade impõe essa visão materialista, não há regras ou normas, é algo que surge do convívio social, e nele reside.
     Contudo, não é saudável para uma sociedade sofrer qualquer tipo de coerção, por mais que seja natural seu surgimento. Existem coerções "aceitáveis", como usar roupas, comer com talheres, andar de sapatos, não gritar enquanto conversa, etc. Entretanto, esses novos tipos de coerção estão sendo excludentes, já que a grande maioria da sociedade não possui condições financeiras para se enquadrar nesse estereótipo de vida perfeita. É quase impossível impedir essa coerção, no entanto, é necessário saber analisá-la para entender até que ponto é aceitável, ou quando ela se torna inadmissível.

                             



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