Émile Durkheim, um dos pais da sociologia moderna, traz consigo idéias notáveis para a sociologia do final do século XIX para o começo do XX. Sendo essas idéias muito influenciadas pelos pensamentos de Comte, Durkheim é denominado, portanto, de pós-positivista. Uma de suas mais importantes é a do fato social. Considera-se o fato social como todo fato independente do individuo e que tem como composição o agir da pessoa na sociedade, de acordo com suas regras. Durkheim afirma que se deve ver o fato social como "coisa", sendo assim, um ponto de partida da ciência. Está inserida nesse quadro a existência de uma supremacia do coletivo sobre o individual, da sociedade como um todo sobre a pessoa.
Relacionada intimamente com o fato social, as regras da sociedade são vistas por Durkheim como coercitivas, sendo impossível fugir delas. Pode-se notar que a coerção exercida pelas regras sociais é mais perceptível quando resistimos a elas. Desse campo social, um elemento destacado por Durkheim é a educação. Diz que o papel da educação é o de forjar o ser social, lhe incutindo regras que, aos poucos, e de forma resignada, são interiorizadas. Nessa implícita subjugação das pessoas em frente ao poder da sociedade sobre elas, há, de acordo com Durkheim, uma reprodução de um modelo coletivo. Por exemplo, seguindo essa linha de raciocínio, homens e mulheres atualmente não casam por vontade própria, mas sim pela força emanada de um modelo imposto pela sociedade a eles.
Outra idéia notável e essencial de Durkheim é a de sua concepção de divisão do trabalho. De acordo com ele, busca-se no diferente aquilo que não se tem, mas deseja-se. Assim, a fim de que todos sobrevivam se aceita a diferenciação, com cada qual ocupando sua função social (acepção de qual papel cumpre, a que necessidade corresponde). Este é o sentido da divisão de trabalho para Durkheim, sendo que ela constitui condição de existência da sociedade na qual está inserida. Ainda é necessário ver a divisão pelo prisma da solidariedade, elemento central na organização social. Durkheim divide essa solidariedade em duas: a mecânica e a orgânica, sendo que, respectivamente, pertencem a sociedades primitivas e complexas. Finalizando, Durkheim eleva a complexidade das ideais do positivismo de Comte, como do corpo social, da divisão do trabalho, da solidariedade; mas ao mesmo tempo se distancia de seu principal influenciador, ao criar a concepção única de total ou quase abolição do individualismo frente ao coletivismo social, superando-o.