Metodologia de Durkheim
Sociologia

Metodologia de Durkheim


Na metodologia de Durkhiem para interpretação dos fatos sociais, ao contrário de alguns pensadores ele não exclui a natureza humana como propulsora e agente de transformações sociais. É certo sim que a coletividade, que as condições que a sociedade nos impõe, que pertençamos a certos grupos sociais influencie, mas o individuo quando começa a sentir necessidade de mudança e esse sentimento se torna coletivo, começa a ter um fundamento, uma ?cara? pode sim se tornar um fato social. Não existe causa sem efeito e nem o efeito sem a causa, é uma relação de simbiose; porém é importante que se faça a analise de cada um deles separadamente, por exemplo o casamento: sua causa é a moral e seu efeito é o casamento, mas é necessário o casamento (o efeito) para dar um exemplo de moral. O próprio casamento homoafetivo é o reflexo de uma transformação da moral e do modelo de família. O modelo de família é muito forte na sociedade, da figura do pai homem, da mãe mulher e essa sempre foi uma condição estabelecida, mas chegou um ponto, a uma fase social que os indivíduos tinham o desejo e a necessidade de se relacionarem com o mesmo gênero, com pessoas diferentes, ora a medida que a globalização e da intensificação das relações sociais tornou-se mais propício e fácil a relação homossexual ( intensificação que na verdade foi dada como papel da educação) por exemplo; e foi expandindo, os indivíduos passaram a se mostrar mais, a impor mais esse desejo e foi onde tornou uma propulsão coletiva. Ora, começa então a mudança de um paradigma social. Para Durkheim não há problema nessa união, pois através do método adotivo, a concepção dessa família é permitido, porque a manutenção social não se modifica; Durkheim defende que os fatos sociais podem mudar, sofrer transformações com o tempo, mas a sua causa natural não muda. O principio da casamento nesse caso não muda, a constituição da família só muda os protagonistas da história. 
( Aline Rosilei Vanin, 1°SS-noturno)



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