Sociologia
Resumo Filosofia 3º médio Informática 2013 (3º trim)
Aula 1. A Fenomenologia.? Corrente de pensamento que surgiu no início do século XX, propõe o estudo dos fenômenos da consciência ( percepção, imaginação, memória,?)
? A realidade é apenas um dos modos como o objeto pode ser um dado à consciência . ( pode ser percebido, pensado, simbolizado, amado,?).
? Aa fenomenologia faz a análise da consciência na sua Intencionalidade, ou seja, consciência é sempre consciência DE? algo ou alguém. Nunca somos neutros, ao conhecermos algo, nosso ato de conhecer já está carregado de intenções (percepção, imaginação, memória, afeto,?).
? Principal nome: Edmund Husserl (Judeu tcheco, 1859 ? 1938), Matemático e filósofo.
o Obras: Filosofia da aritmética, Investigações lógicas, Fenomenologia pura,?
o Propõe a epoché, ou seja, a suspensão do juízo sobre a realidade, buscando eliminar a intenção ou interesse, tornando o conhecimento puro, tornamo-nos expectadores desinteressados do real.
A realidade é o conjunto de fenômenos, fatos determinados pela consciência do sujeito, ou seja, nós construímos a realidade.
Aula 2. O Existencialismo.? Corrente filosófica surgida na Europa durante a segunda guerra mundial, tem por objetivo estudar a existência humana, o modo de ser do homem no mundo, questionar o valor da vida e da dignidade.
? Nomes:
o S. Kierkegaard (Dinamarca, 1813 ? 1855): ?O conceito de angústia.?
o M. Heidegger (Alemanha, 1889 ? 1976): ?Ser e tempo?.
o M. Merleau-Ponty (França, 1908 ? 1961): ?Fenomenologia da percepção?.
o J. Paul Sartre (França, 1905 ? 1980): ? O ser e o nada?.
? A relação apontada do existencialismo com a fenomenologia diz respeito ao modo de ser no mundo,. Que é repleto de intencionalidade.
? Principais ideias:
o O ser humano é finito.
o A vida humana é sempre problemática.(incerteza quanto às possibilidades).
o Realçe aos aspectos negativos e destrutivos das possibilidades existenciais dos homens no mundo. (morte, doença, sofrimento, fracasso, loucura,?)
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Jean-Paul Sartre ( França, 1905 ? 1980) ? Destaca a necessidade do ser humano de buscar um sentido para a própria existência.
? Nas coisas, a existência precede a essência. (ideia que explica).
? Nas pessoas a existência precede a essência. ( os homens existem, estão aí, para depois construirem sua essência, seu projeto existencial).
? O ser humano está condenado a ser livre. ( o exercício da liberdade gera uma angústia da existência, devido a responsabilidade das pessoas sobre a própria vida, e a incapacidade de escolher certo dentre as várias possibilidades).
Aula 3. A Escola de Frankfurt.? Um grupo de pensadores fundou em 1923 o ?Instituto de pesquisa social? na Alemanha, com o objetivo de buscar explicações para as profundas transformações sociais ocorridas à época, dando ênfase aos aspectos culturais.
? Panorama histórico: Período de expansão do capitalismo monopolista e das idéias socialistas e totalitaristas, logo após a 1ª guerra mundial (1914-1918) e a revolução russa (1917-1922).
? Principais influências:
O marxismo em suas várias formas (análise das formas de domínio)
A psicanálise de Freud, (análise dos comportamentos).
? Nomes:
* Max Horkheimer (1895-1973).
* Theodor Adorno (1903-1969).
* Walter Benjamim (1892-1940).
* Herbert Marcuse (1898-1979).
* Jurgen Habermas (1929- )
* Erich Fromm (1900-1980).
? Questões:
* Entender as relações que movimentavam as massas.
* Análise crítica dos meios de comunicação.
* Aperfeiçoar o movimento revolucionário marxista.
* Crítica à ideologia capitalista.
? Conceitos:
1.
Cultura de massa ? Conjunto de manifestações culturais que não está ligado a nenhum grupo social específico, pois é transmitido de maneira industrializada para o público em geral por intermédio dos meios de comunicação de massa.
2.
Indústria cultural ? Produção industrializada de bens culturais em larga escala para atender o grande público.
A indústria cultural vende cultura; para vendê-la, deve seduzir e agradar o consumidor; para isso não pode chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar, mas deve devolver-lhe com nova aparência, o que ele já sabe, já viu, já fez. O expectador ?médio? é o senso comum cristalizado.
No capitalismo tudo é mercadoria, inclusive as obras de arte. Segundo Adorno, massificar a arte é banalizar a expressão artística e intelectual, ou seja, vulgarizar.
? A indústria cultural inverte/subverte o sentido da arte:
1. Expressão do talento do autor ---------- reprodução repetitiva.
2. Momento de criação --------------------- produtos para o consumo rápido.
3. Experimentar o novo -------------------- consagrar o padrão.
4. Provocar, chocar, incomodar ------------ lazer e diversão, satisfazer os sentidos
? A análise dos meios de comunicação:? Os programas de rádio/TV são feitos introduzindo uma divisão do público e dos horários, isto é feito para atender as exigências dos patrocinadores.
? A desinformação é o principal resultado da maioria dos noticiários, assistir regularmente estes noticiários pode provocar na maioria das pessoas:
o Falta de localização espacial ? Perda das referências , China = Paraíba.
o Falta de localização temporal ? Perda da relação causa/conseqüência. Só existe o ?Agora?.
A TV/rádio ( e a internet) podem oferecer-nos o mundo inteiro num instante, mas o fazem de tal maneira que o mundo real desaparece, restando apenas retalhos fragmentados de uma realidade desprovida de raiz no espaço e no tempo.
? Efeitos da mídia: * Inversão entre a realidade e a ficção.
* Dispersão da atenção, criando o hábito de pensar fragmentado.
* Infantilização do público, que não suporta a distância temporal entre
o desejo de consumir e a satisfação dele.
* Autoritarismo ? Intimidação social, com os especialistas que nos
Ensinam a viver.
? Com isso, a mídia transforma o público em uma massa inculta, infantil, desinformada e passiva.
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