Resumos Filosofia 2º médio ETIP (2º trim)
Sociologia

Resumos Filosofia 2º médio ETIP (2º trim)


Aula 1. Os filósofos pré-socráticos.

? Segundo os historiadores, a filosofia começou na Grécia no início do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia menor (atual Turquia), Tales de Mileto foi considerado o primeiro filósofo.

? A filosofia nasceu como uma Cosmologia, ou seja, com o conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza.

? A pesquisa filosófica na Grécia antiga se fazia através de ?escolas?, que nada mais eram do que grupos de pensadores que compartilhavam ideias, dúvidas e costumes, em um verdadeiro centro de investigações.

? As cinco mais importantes escolas filosóficas da antiguidades eram:

1. Escola Jônica:

o Tales de Mileto ? A água é a origem e a matriz de todas as coisas, tudo é um.
o Anaximandro ? A substância primordial é o Ápeiron (infinito, indefinido), lei universal de justiça.
o Anaxímenes ? O ar é o que move o mundo, transformações das coisas por condensação e rarefação.
o Heráclito de Éfeso ? O mundo é um eterno devir, o fluso eterno de mudanças contínuas.

2. Escola Eleática:

o Parmênides de Eléia ? O ser é, o não ser não é; distinção entre verdade e aparência.
o Zenão de Eléia ? Nega a multiplicidade e o movimento, argumentos do absurdo, infinita divisibilidade.
o Melisso de Samos? O ser é infinito, incorpóreo e imutável, ele nega a experiência sensível.

3. Escola Itálica ou Pitagórica:

o Pitágoras de Samos ? A substância das coisas é o número, a ordem é a perfeição.
o Filolau de Crotona ? A forma geométrica das partículas determina a diversidade dos elementos.

4. Os físicos da pluralidade:

o Empédocles de Agrigento ? O princípio do real é múltiplo, os quatro elementos, o amor une, o ódio separa, amor e ódio são forças cósmicas.
o Anaxágoras de Clazômenas ? Há um princípio inteligível que é a causa da ordem do mundo, tudo é formado por partículas elementares (sementes).


5. Os atomistas:

o Leucipo de Mileto ? O real é composto pela união e separação dos átomos, regida por uma razão necessária.
o Demócrito de Abdera ? O ser é pleno, o não-ser é vazio, defende a ética e a felicidade, o respeito por si.


Aulas 2/3. Sócrates de Atenas (470 ? 399 a.C.).

? Filho de um escultor (Sofronisco) e de uma parteira (Fenarete). As ocupações dos pais tiveram influência na sua atividade filosófica.

? Viveu durante o ?Século de Péricles?, idade de ouro de Atenas. Aonde a democracia era o regime político vigente. Com a democracia direta, a função dos oradores na Ágora era fundamental.

? A principal função da educação grega era preparar o indivíduo para a vida pública, tornando-o um cidadão capaz de discutir sobre as questões da cidade.

? Os Sofistas eram professores de eloquência, bem remunerados, que se propunham a ensinar aos jovens o uso correto e hábil da palavra, não se importando se o que se falava era ou não verdadeiro, o objetivo era aprender a convencer os outros com suas ideias.

? Um dos mais importantes sofistas foi Protágoras de Abdera, cujo lema era: ?O homem é a medida de todas as coisas.? Ou seja, são os seres humanos que inventam as verdades, logo ela é totalmente relativa, os valores humanos passam a ser meras convenções sociais.

? Ciência e missão de Sócrates:

o Xenofonte, um grande amigo de Sócrates fez uma consulta ao Oráculo de Delfos, perguntando: Qual o homem mais sábio de toda a Grécia? A resposta do Oráculo foi: Sócrates é o mais sábio.
o Ao saber disso, Sócrates estranhou a resposta: como posso ser sábio se tudo o que sei é que nada sei?
o Decide então investigar os atenienses para compreender a fala do Oráculo, questiona as pessoas que se julgam sábias e com maestria incomum, derruba argumentos e falsas ideias, demonstrando que os outros também não sabiam de nada, pois eles supõem saber algo que não sabem.
o Com ironia, Sócrates mostra às pessoas que elas ignoram a verdade, isso gera ódios e rancores contra ele. Os jovens da época entusiasmavam-se com esta prática.
o Sócrates se considerava encarregado da missão de despertar os homens para o conhecimento de si mesmos, sua pesquisa buscava descobrir a essência das virtudes e dos valores morais, buscava a verdade do conhecimento.

? O método socrático:

o Sócrates acreditava que a filosofia se faz através do diálogo, ele utilizava um método bem específico de dirigir suas investigações, constava de dois passos:
o A Ironia ? Com o objetivo de eliminar as falsas opiniões, acabando com a ilusão de sabedoria.
A Maiêutica ? Parto de ideias, construção de novas ideias pelo diálogo.


? O julgamento de Sócrates:

o Com o passar dos anos, a atividade socrática passou a incomodar pessoas importantes de Atenas, em 399 a.C. foi levado a julgamento sob a acusação de corromper a juventude e de não acreditar nos deuses que a cidade acreditava.
o Durante o julgamento, narrado por Platão no texto: ?a defesa de Sócrates?, o filósofo argumenta ao seu modo habitual, mas não consegue convencer a maioria da Assembléia e é condenado por uma margem pequena de votos.
o Condenado, é convidado a propor sua pena, ao que ele responde ser merecedor de prêmios e não de castigos, pois tornava os atenienses pessoas melhores.
o Sócrates foi condenado à morte por envenenamento com cicuta, aguardando a execução, ele se recusa a fugir, dizendo ser contra os seus princípios.


Aulas 4/5. Platão de Atenas (428 ? 347 a.C.)

? Discípulo de Sócrates desde os 20 anos.

? Crítica à democracia ateniense após o julgamento de Sócrates.

? Escreveu 34 diálogos e 13 cartas, a maioria dos diálogos tem Sócrates como personagem principal.

? O conhecimento sensível é fonte de erro devido à natureza imperfeita, instável e corruptível da matéria.

? Os objetos e as ações humanas são limitados, não chegam a contemplar as ideias plenas e perfeitas.

Platão divide a realidade em dois níveis:

1. O mundo sensível - material, cópia imperfeita

2. O mundo inteligível - Ou mundo das ideias, o reino das formas, o ser.

? Platão utiliza mitos e alegorias para demonstrar suas teorias, em seus diálogos três mitos são destacados:
o A alegoria da Linha dividida.
o O mito de Er, ou a teoria da reminiscência.
o O mito da caverna.

1. A alegoria da linha dividida:



2. O mito de Er, ou a teoria da reminiscência:

? Este mito, relatado no livro X da "República", conta a história de Er, um guerreiro que após morrer em batalha obteve permissão para voltar à vida, contando aos vivos o que se passava no além.
? Segundo ele, as almas passavam por um processo aonde poderiam escolher a vida que teriam na Terra, após a escolha, esta era gravada na alma, tornando-se assim o destino desta alma, após isso era necessário passar pelas águas do rio Lethe, para esquecer a escolha feita.
? Platão utiliza este mito para explicar nossa passagem pelo mundo das ideias e como não podemos fugir das consequências de nossas escolhas, devemos pois escolher sempre o bem.
? Como consequência disso, para Platão, conhecer é lembrar-se das ideias plenas e perfeitas que já contemplamos um dia, quando estivemos no mundo das ideias.

3. O mito da caverna:

? Um dos mitos mais conhecidos de Platão é o da caverna, segue abaixo um desenho com os elementos básicos do mito.












? Uma possível interpretação dos elementos:
o O cativo - somos nós, o senso comum.
o As sombras ? a realidade física, aparente.
o O muro e os fantoches ? a manipulação da realidade aparente.
o O fogo ? a fonte artificial da realidade aparente.
o O mundo exterior ? a verdadeira realidade, o mundo das ideias.
o O sol ? é a ideia do bem, a fonte da verdade.
o O liberto ? representa o filósofo, aquele que tem a coragem de olhar para outra direção, buscando a verdade e não se deixando guiar pelas sombras.

? O mito, ou alegoria da caverna representa o difícil caminho rumo ao conhecimento verdadeiro; libertar-se do mundo sensível e contemplar as ideias do mundo inteligível são as difíceis missões do filósofo, encarregado de ensinar essa tarefa aos homens.


Aulas 6/7. Aristóteles (Macedônia, 384 ? 322 a.C.) ? Vida e obra.

? Nasce na Macedônia, poderoso reino ao norte da Grécia.
? Ingressa na Academia platônica aos 17 anos, foi aluno de Platão por 20 anos, um dos mais brilhantes.
? Morte de Platão em 347 a.C., Aristóteles sai da Academia por discordar dos rumos que a escola estava tomando.
? Aos 41 anos torna-se preceptor do jovem Alexandre Magno, filho de Felipe II, coroado rei sete anos depois.
? Em 335 a.C. funda o Liceu em Atenas, o nome é uma homenagem ao deus Apolo.
? Produziu escritos de Lógica, Metafísica, Ética, Política e de várias outras áreas (economia, poética, física, história, matemática, biologia, psicologia,...)

O caráter sistemático e rigoroso de suas idéias o tornou a grande autoridade filosófica e científica dos medievais, ele era ?o filósofo?, o construtor de uma teoria universal e permanente.

? PRINCIPAIS IDEIAS:

? A realidade é uma só, as formas das coisas são imanentes, ou seja, estão dentro delas, fazem parte da sua natureza.
? A Substância é o ser, é a realidade permanente.

? Devir (fluxo) :
Potência ? Possibilidades reais. (ex: o mármore)
Ato ? Realização de uma ou mais possibilidades. (ex: a estátua)

? A teoria das quatro causas:

Material ? A matéria física. Ex: a madeira/ os remédios.
Formal ? A idéia da forma. Ex: a forma da mesa/ o tratamento.
Eficiente ? O botão de?start? Ex: o marceneiro/ o médico.
Final ? A finalidade do ato. Ex: a utilidade/ a cura.

? A causa final de toda a realidade é o 1º motor. (se verificarmos a causa das coisas, e depois disso as causas destas causas e assim por diante, chegaremos até o infinito: a causa da causa da causa..... ; isto não é possível, logo deve haver uma primeira causa para tudo).

? O conhecimento para Aristóteles:

FORMAS SENSÍVEIS --- SENSAÇÃO --- MARCA --- FANTASIA, MEMÓRIA, EXPERIÊNCIA

O conhecimento sensível é base para o conhecimento inteligível.



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