A Disputa pelo controle do Estado
Sociologia

A Disputa pelo controle do Estado


Salve pessoal, td bem?!

Segue mais uma possibilidade de aula para ser desenvolvida com alunos de Ensino Médio.
Essa proposta foi elaborada por uma estudante de Ciências Sociais que trabalhou comigo na escola em que leciono.

A ideia é entender como se estabelecem as disputas pela hegemonia do Estado, trazendo uma perspectiva de Antônio Gramsci.

Para quem nunca ouviu falar de Gramsci, este foi um pensador italiano do século XX que buscou compreender as contradições do capitalismo de seu tempo.
Para saber um pouco mais de Gramsci, leia: Antônio Gramsci




Segue o modelo da aula e as possibilidades para serem trabalhadas:

Tema: Teoria do Estado ampliado de Gramsci

Ênfase: O Estado diante da complexificação da sociedade capitalista apresenta-se como um espaço de disputa entre propostas ideológicas de orientação da organização da sociedade oriundas de classes distintas. O Estado torna-se executor de uma proposta ideológica e cultural hegemônica.

Revisão:  

A necessidade do Estado numa sociedade baseada no antagonismo de classes

Conceitos trabalhados:

Enquanto que para Gramsci, o Estado é a própria sociedade organizada de forma soberana. A sociedade é assim vista como uma organização constituída de instituições complexas, públicas e privadas, articuladas entre si, cujo papel histórico varia através das lutas e relações de grupos específicos e poderes, que se articulam pela busca da garantia da hegemonia dos seus interesses.

Em sua concepção ?ampliada do Estado?(sociedade civil mais sociedade política) identifica que quem tem a hegemonia do aparato estatal deve se preocupar coma questão da legitimidade do governo, pois, nenhum poder se sustenta só na sociedade política mais também com a sociedade civil (constante paradoxo entre força e consenso). Assim, legitimação e acumulação do capital não são funções que derivam de uma natureza instrumental do Estado para manter a ordem e harmonia, mas é essencialmente resultante do conflito entre as forças presentes na sociedade e dentro do próprio Estado/aparelho estatal. (Artigo O ESTADO EM MARX E A TEORIA AMPLIADA DO ESTADO EM GRAMSCI - Maria Euzimar Berenice Rego Silva)

Nas sociedades ocidentais, o Estado, em sentido amplo, o Estado ampliado, a superestrutura, é a junção de duas esferas, a saber:
a) sociedade política(Estado em sentido estrito, Estado-coerção): formada pelo conjunto dos mecanismos através dos quais a classe dominante detém o monopólio legal da repressão e da violênciae que se identifica com os aparelhos coercitivos ou repressivos de Estado, controlados pelas burocracias. Por meio da sociedade política, as classes exercem sempre uma ditadura, uma dominação mediante coerção; e
b) sociedade civil (Estado ético): organizações responsáveis pela elaboração e/ou difusão das ideologias, compreendendo as escolas, as igrejas, os partidos políticos, os sindicatos, as organizações profissionais, os meios de comunicação etc. No âmbito e por meio da sociedade civil, as classes buscam exercer sua hegemonia (buscam ganhar aliados para suas posições mediante a direção política e o consenso). Os seus portadores materiais são os "aparelhos privados de hegemonia", organismos sociais coletivos voluntários e relativamente autônomos.



Tendo trabalhado os conceitos, temos agora inúmeras possibilidades de pensar a realidade a partir da teoria. Encontrei uma reportagem no Jornal Brasil de Fato, falando das disputas que têm acontecido no Brasil em relação aos direitos humanos. São duas questões analisadas, a nomeação de Marco Feliciano para a Comissão de Direitos Humanos e as investigações da Comissão Nacional da Verdade.
Abaixo temos o link da reportagem trabalhada:
A Batalha pelos Direitos Humanos

Valeus!!!



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