A divisão do trabalho
Sociologia

A divisão do trabalho


A divisão do trabalho foi determinante para a civilização, sendo fonte de desenvolvimento intelectual e material das sociedades. Mas observando deste parâmetro, as necessidades da evolução das civilizações do ponto de vista do desenvolvimento econômico, podemos dizer que a civilização industrial é calcada pela divisão do trabalho em caráter moral? O fundamento da moral está na coação, tudo que é obrigatório tem fundo moral. Então, como dizer que a divisão do trabalho tem fundo moral? Seria por tornar a civilização possível?
Podemos pensar em complementaridade, onde cada um assume um papel conforme seu caráter. Estamos falando de solidariedade. Então encontramos o efeito moral da divisão do trabalho? Gerar solidariedade? As funções sociais se unem e se complementam estabelecendo uma ordem social e moral, pressupondo na dependência mútua, um alto grau de coesão da sociedade. E o símbolo desta solidariedade é o direito, que reproduz suas formas principais e mede sua importância pelo número de normas jurídicas que a exprimem e ocupa lugar na consciência pública através do direito penal, que é repressivo e o direito restitutivo que constitui o direito civil, comercial, processual, etc., que traz consequências sociais, privando o indivíduo de valor social.
Concluindo, a função da divisão do trabalho, vem de encontro aos interesses do capitalismo, desde os seus primórdios pois que houve uma coação à uma solidariedade que não me parece de modo algum espontânea. Para que se estabelecesse uma civilização, para que se garantisse um desenvolvimento econômico, para que se aumentasse o capital, o Estado Capitalista tratou de estabelecer leis que garantissem que esta solidariedade se impregnasse de normas de conduta, de moralidade, de ética, de civilidade. E os maiores protagonistas desta divisão do trabalho, os operários são solidários a seus senhores capitalistas até hoje, em nome da moral e dos bons costumes, e continuam a andar nos trilhos, dentro das leis, solidários e explorados, solidários e oprimidos, solidários e excluídos.



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