Sociologia
Dirigismo intelectual contemporâneo
O filme ?Ponto de Mutação?, de 1992, faz uma crítica precisa à sociedade ocidental contemporânea e ao seu modo de vida. O longa-metragem aborda temas filosóficos atuais sob a visão de um político, de uma cientista e de um poeta. O filme trabalha com as teorias, entre outros, de alguns filósofos do século XVIII, como Descartes e Newton, por conceberem a ciência dentro dos princípios e valores mecanicistas. Esse tipo de pensamento racional e mecanicista foi de extrema importância para os rumos da ciência no ocidente, e representou um grande salto para a interpretação do mundo além dos misticismos e dogmas do passado. Contudo, o filme sugere que essa noção de mundo já não é suficiente para explicar o presente. Os novos problemas criados pela sociedade contemporânea exige, segundo o longa, uma abordagem mais holística; ou seja, fundamentada na idéia de que lidamos com uma teia de relações, e que as análises devem ser percebidas como um ?todo? complexo, e não de forma fragmentada, isolada. Entre os vários temas abordados na trama, podemos refletir sobre a aplicação dos conhecimentos teóricos e científicos na vida em sociedade, bem como sobre a interrogativa: a serviço de quê e de quem esses conhecimentos são utilizados, no contexto da sociedade moderna ocidental? Podemos afirmar que são dificuldades técnicas e práticas que influenciam o desenvolvimento de conhecimentos teóricos. Sabemos, por exemplo, que fora na tentativa de solucionar problemas econômicos da iluminação da cidade de Paris que o químico Lavoisier decidiu estudar o fenômeno da combustão. A imagem da neutralidade científica é ilusória. Verificamos atualmente que a produção cientifica passou a fazer parte das forças produtivas da sociedade, tornou-se agente econômico e politico. Os governos decidem quais as ciências que serão desenvolvidas e financiadas, indicando que o grau de neutralidade e liberdade dos cientistas é quase nulo. A comunidade científica cria, mas não tem o domínio político e econômico da sua criação.
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