''Manifest Der Kommunistischen Partei''
Sociologia

''Manifest Der Kommunistischen Partei''


''A história de todas as sociedades que já existiram é a história de luta de classes''.

Publicado em 1848 e de autoria de Karl Heinrich Marx e de Friedrich Engels, o ''Manifest Der Kommunistischen Partei'' ( Manifesto do Partido Comunista ), elaborado a pedido da Liga Comunista, sintetiza a teoria marxista.Na obra, Marx e Engels começam ressaltando uma das idéias centrais de sua teoria : a luta de classes que, presente na história de todas as sociedades, é também marca do modo de produção capitalista.Para eles '' Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, chefe de corporação e assalariado; resumindo, opressor e oprimido estiveram em constante oposição um ao outro, mantiveram sem interrupção uma luta por vezes, por vezes aberta - uma luta que tadas as vezes terminou com uma transformação revolucionária ou com a ruína das classes em disputa''.Descrevem, então, a ascenção da burguesia enquanto classe dominante, a partir do modo de produção feudal através das revoluções burguesas.O estabelecimento da sociedade burguesa e a demolição da sociedade feudal são assim descritos por eles : ''A burguesia, em todas as vezes que chegou ao poder, pôs termo a todas as relações feudais, patriarcais e idílicas.Desapiedadamente, rompeu os laços feudais heterogêneos que ligavam o homem aos seus 'superiores naturais' e não deixou restar vínculo algum entre um homem e outro além do interesse pessoal estéril, além do 'pagamento em dinheiro' desprovido de qualquer sentimento.Converteu mérito pessoal em valor de troca.E no lugar das incontáveis liberdades reconhecidas e adquiridas, implantou a liberdade única e sem caráter do mercado.''Em toda a obra, ecoa a idéia de materialismo histórico-dialético, a partir da qual empreende-se a análise da História.Depois, seguem-se comentários enfocados na indústria e no capitalismo.A burguesia, classe revolucionária, e que , prara continuar existindo, deve ser inovadoramente mais empreededora e revolucionária,criou, a partir da expanção capitalista pelo globo, um mercado global.Sobre isso dissertam : ''A burguesia, pelo aperfeiçoamento rápido de todos os instrumentos de produção, pelos meios de comunicação imensamente facilitados, arrasta todas as nações, até a mais bárbara, para a civilização.Compele todas as nações, sob pena de extinção, a adotar o modo de produção burguês.Compele-as a introduzirem o que chama de civilização no seu meio, ou seja, a se tornarem burguesas.Resumindo, cria um mundo à sua imagem.Diferenças e antagonismos nacionais entre povos estão desaparecendo dia após dia, devido ao desenvolvimento da burguesia, à liberdade de comércio, ao mercado mundial, à unanimidade do modo de produção e nas condições de vida correspondentes.A necessidade de um mercado em expanção constante para seus produtos persegue a burguesia por toda a superfície do globo.Precisa instalar-se em todos os lugares, estabelecer conexões em todos os lugares''.Sobre a indústria, a mais-valia e a exploração burguesa do proletarioado, não faltam postulados no marxismo : ''Devido ao uso extensivo de maquinarias e à divisão do trabalho, o trabalho dos proletários perdeu todo o seu caráter individual e, em consequência, todo o estímulo para o trabalhador.Ele se torna um apêndice da máquina e dele só é exigida a habilidade mais simples, mais monótona e mais facilmente adquirida.Por isso, o custo de produção de um trabalhador é restrito, quase completamente, aos meios de subsistência que ele requer para a sua manutenção e para a propagação de sua raça.Mas o preço de uma mercadoria ,e, portanto, também do trabalho, é igual ao seu custo de produção'' .Os autores criticam asperamente a família burguesa, denunciando aquela que, para eles é a base na qual ela está assentada : o capital.Os burgueses nada poderiam ensinar acerca da família, uma vez que seriam responsáveis pela destruição da família proletária.Assim discorrem os autores : ''A bazófia sobre a família e a educação, sobre a abençoada correção de pais e filhos torna-se ainda mais desagradável à medida que todos os laços familiares entre os proletários são cortados, pela ação da indústria moderna e seus filhos transformados em simples artigos de comércio e instrumentos de trabalho''.Na sociedade capitalista, o aparelho de Estado, bem como o Direito são, para Marx e Engels, simples instrumentos operacionais da vontade burguesa e meios através dos quais ela mantém o seu domínio sobre o proletariado, servindo apenas aos interesses dela.Pela primeira vez na História, surgem as crises da superabundância, tão frequentes nos escritos marxistas.A burguesia teria criado um sistema insustentável e autodestrutivo : ''Nestas crises, surge uma epidemia que, em todas as épocas antigas, teria parecido absurda : a epidemia da superprodução.A sociedade se vê, subitamente, de volta a um estado de barbarismo momentâneo.Seria como se uma escassez, uma guerra universal devastadora houvesse cortado o fornecimento de todos os meios de subsistência.As condições da sociedade burguesa são estreitas demais para abranger toda riqueza que criou.E como faz a burguesia para vencer estas crises?Por um lado, reforça a destruição da massa de forças produtivas; por outro lado, tenta conquistar novos mercados e busca uma exploração mais completa dos antigos''.A buguesia não é uma classe de futuro; o futuro está nas mãos do proletariado : ''Mas a burguesia não só forjou as armas que trazem a morte para si própria, como também criou os homens que irão empunhar estas armas : a classe trabalhadora moderna, o proletariado.Em seguida, trata-se da propriedade privada dos meios de produção e da não-nacionalidade do proletário : ''A característica distintiva do comunismo não é a abolição da propriedade em geral, mas a abolição da propriedade burguesa.Mas a propriedade privada da burguesia moderna é a expressão final e mais completa do sistema de produção e de apropriação de produtos; que é baseado no antagonismo de classes, na exploração de um homem por outro.Os comunistas são condenados ulteriormente pelo desejo de abolir países e nacionalidades.Os homens trabalhadores não têm país.Não podemos tirar deles o que eles não têm''.Marx e Engels encerram assim a obra : ''Em resumo, os comunistas de toda a parte apóiam todos os movimentos revolucionários contra a ordem das coisas social e política existentes.Em todos estes movimentos se destacam a questão do capital, a questão da propriedade, não importando qual grau de desenvolvimento da época.Finalmente, trabalham por toda parte para a união e concórdia dos partidos democratas de todos os países.Os comunistas desdenham ocultar suas opiniões e metas.Abertamente, declaram que seus fins só podem ser atingidos pela derrubada violenta de todas as condições sociais existentes.Que a classe governante trema frente à revolução comunista.Os proletários nada têm a perder fora suas correntes.Têm o mundo a ganhar.PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNÍ-VOS!''.



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