Sociologia
Todo ser é o que é... e outro diferente
O materialismo dialético como método científico é a abordagem teórico-política de Marx e Engels, uma compreensão profunda e minuciosa da sociedade capitalista que rompe com a metafísica, daí a perspectiva material.
A partir de um elogio ao iluminismo, este materialismo causara uma ruptura com o passado ou a aurora da humanidade, com a premissa de que os primeiros pensadores socialistas teriam sido os iluministas ou homens "iluminados" que colocariam em relevo as vicissitudes e desvios da ordem burguesa. E a crítica ao iluminismo se dá aqui por conta da transformação dos valores de uma única classe nos valores de uma classe inteira, marcando a essência da consciência coletiva, ou seja, não é fruto da vontade do homem, mas da história. Todavia, a razão iluminista se converteu em racionalidade burguesa. "Coincidente" ao Liberalismo, ou fruto dele, ou causa dele, o iluminismo favoreceu muito a política da liberdade de mercado, enquanto o materialismo dialético ou idealismo hegeliano diz que apenas a mente é real e tudo o que é racional é real, levando a conexões falsas e artificiais, segundo Engels.
Para Hegel, a humanidade está em permanente processo de desenvolvimento, impulsionada por "leis históricas" que determinam inícios e colapsos. A realidade para Hegel é a projeção da ideia, independente do que é individual. E o materialismo dialético é a superação da filosofia tradicional.
O Socialismo como ciência é imperativo de situá-lo na realidade. A história natural é o "espelho da dialética", ou seja, há uma transformação que é permanente, pois positivo e negativo se interpenetram reciprocamente, como afirmara Engels.
" ... é na vida que começa portanto a ciência real, positiva, a análise da atividade prática, do processo, do desenvolvimento prático dos homens."
Marx e Engels
Letícia Fabreti Dias
1º ano de Serviço Social/diurno
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