Sociologia
Max Weber e a objetividade do conhecimento na ciência social e na ciência política
Max Weber em seu texto ?A ?objetividade ? do conhecimento na ciência social e na ciência política? tinha como intuito analisar as orientações gerais do ?Arquivo para Ciência Social e Política Social?, revista em que Weber ocupava um dos cargos da direção, mas acabou trazendo questões fundamentais para a prática científica .
A primeira distinção feita por Weber é a de juízo de valor e realidade empírica. Segundo ele é necessário afastar os juízos de valor da análise da vida social, a consciência valorativa não deve guiar a investigação científica, isso porque os juízos de valor são impressões da realidade (carregadas de opiniões baseadas em crenças, sentimentos, valores, etc.), não possuindo, portanto, validade objetiva, já que o saber científico objetivo busca ver a realidade como ela é. Weber faz uma distinção clara entre juízos de fato e juízos de valor, entre aquilo que ?é? e aquilo que ?deveria ser?.
O segundo item importante para a compreensão da objetividade é a critica aos modelos de leis nas ciências sociais. Max Weber afirma a impossibilidade da busca da verdade científica pelas leis que explicam os objetos, isso porque o objeto das ciências sociais é histórico, mutável, dinâmico e imprevisível. O cientista social trabalha com padrões de probabilidades e não com leis, as leis são somente meios e não os fins da analise sociológica.
Segundo Weber sempre há elemento de parcialidade presente nas análises sociais, não há como exercer a prática cientifica livre de pressupostos, a resposta de Weber se fundamenta na construção do tipo ideal como recurso metodológico capaz de evitar o juízo de valor e os pressupostos na análise da vida sócio-econômica.
O tipo ideal é ?uma construção intelectual destinada à medição e à caracterização sistemática das relações individuais, isto é, significativos pela sua especificidade? (WEBER, 2001, p.144), o tipo ideal é um conceito racional construído através de idéias, com a finalidade de comparação com a realidade que, em sua essência, já difere em substância desta elaboração racional. Weber alerta que o tipo ideal nunca será igual à realidade, e ainda ressalta que esta noção de ideal é diferente de exemplar, do ?dever ser?, pois não tem valor moral.
Weber conclui afirmando que ?Chegamos ao final de nossa discussão, que teve como único propósito destacar a linha quase imperceptível que separa a ciência da crença, e pôr a descoberto o sentido do esforço do conhecimento sócioeconômico. A validade objetiva de todo saber empírico baseia-se única e exclusivamente na ordenação da realidade dada segundo categorias que são subjetivas, no sentido específico de representarem o pressuposto do nosso conhecimento e de associarem, ao pressuposto de que é valiosa, aquela verdade que só o conhecimento empírico nos pode proporcionar?(WEBER, 2001, p. 152).
Leonor Pereira Rabelo- Direito Noturno
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