Max Weber, intelectual alemão, que orientou seus estudos em áreas como o direito e a economia, é tido com um dos pais da sociologia, coloca em sua obra, a?objetividade? do conhecimento na ciência social e na ciência política, que a fu
nção essencial da sociologia é a compreensão do sentido da ação social, a qual movida por valores e determinada por um certo sentido.
Entre as críticas encontradas em suas obras estão a crítica à idéia determinista da ciência, ao dogmatismo do materialismo histórico e ao que ele chama de denominador comum do marxismo.
Weber também define o
objeto sócio-econômico em especificamente econômico, ou seja, quando há a ligação às condições materiais de existência a partir de recurso limitados, e em economicamente condicionados e economicamente relevantes.
O autor também classifica a ação social em quatro tipo, sendo elas racional com relação a um objetivo, ou racional com relação a um valor, ou ainda afetiva ou tradicional.
Na obra em questão ainda é lembrado que as leis são o primeiro passo na análise dos objetos, sendo necessário que posteriormente seja feita a análise das combinações de fatores, que existam conexões anteriores e que haja
a presença se uma constelação de possibilidades, isso porque as leis são os meios e não fins da análise sociológica.
Na visão Weberiana, para que haja a compreensão da significação dos acontecimentos culturais, é necessária uma ferramenta metodológica para a análise, sendo que ela trata de algo objetivamente possível e não correspondente a algo que deve ser, atuando como forma de organizar o caos e complexidade do real, é À partir desse ponto que surge a verdade científica, a qual advém da comparação entre os fatos e o tipo ideal.
Por fim, vale colocar que para Weber, que se preocupou com a essência do conhecimento, baseado em um modo de produção, a sociologia vai além da aparência e de entender a ordem como ela está. Para Weber é necessário que se analise osujeito histórico a partir dos valores que orientam o indivídUO.