Regeneração determinista social humana
Sociologia

Regeneração determinista social humana



Auguste Comte rompe com a utopia de reduzir a uma única lei as explicações de todos os fenômenos existentes. Pois, conforme apresentado no ?Curso de Filosofia Positiva?, para que haja uma evolução progressiva do pensamento humano é necessário mais que uma simples concepção, limitada às indagações teológicas e metafísicas, surgindo, assim, um novo estado de concepção, o científico, na composição da filosofia positivista em oposição aos demais métodos filosóficos.

Sendo assim, o conhecimento humano através da análise e compreensão do passado histórico na construção do desenvolvimento da sociedade abrange três estados progressivos. Iniciando-se no método fictício (teológico), continuamente no método abstrato (metafísico) e evoluindo para o mais alto grau de estado evolutivo filosófico, o método científico (positivo). A filosofia positiva surge como uma comprovação satisfatória de fatos, através do questionamento daquilo que se diz absoluto, imediato e premeditado, sendo assim, constrói pilares sólidos para compreendermos através da observação e estudo empírico de fenômenos a fundamentação crítica dos fatos. Como podemos observar estas características na filosofia de Bacon, Galileu e Descartes.

Portanto, para que o sistema filosófico moderno fosse fundado e concretizado era necessário que todas as ciências empíricas fossem assimiladas como parte desse ciclo; ou seja, todos os fenômenos astronômicos, físicos, químicos, fisiológicos e sociais estivessem unidos, em um único sistema, totalizando uma ordem social para criação do contexto homem e sociedade, podendo, dessa forma, extinguir todo caráter teológico e metafísico presente nas fundamentações de estados que compõe o universo.

Para Comte, ramificar a análise científica e a análise técnica do papel do indivíduo na sociedade é fundamental, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política, possibilitando novas perspectivas, regentes dentro das leis fundamentais da sociedade que segundo ele são: a estática sendo considerada como a ordem e a dinâmica sendo considerada como o progresso. Exemplificado dentro dessas condições que cada indivíduo é designado a determinado papel social, a determinada função na sociedade, relevando a realidade e contexto social em que o homem está exposto e inserido. Porém todos os problemas, rupturas e conflitos sociais existentes são identificados por Comte, como patologias da sociedade, impedindo que a organização social seja estabelecida como uma regeneração social humana.

Caroline C. Borges da Silva / Serviço Social / Noturno 





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